ALTASUL SERVIÇOS - PRAGAS - MOSCAS
A Altasul Serviços empresa especializada nesse ramos possui os mais diversos recursos no combate a essas pragas
Moscas
Conhecida pelos nomes comuns de mosca-doméstica, mosca-de-casa e mosquito. É um dos insetos mais comuns e uma presença habitual na maioria dos climas da Terra. A mosca pode pousar em comida, contaminando-a com bactérias, sendo responsável pela propagação de numerosas doenças.
As espécies mais adultas podem medir cerca de 5-8 mm de comprimento. Os olhos compostos são de cor avermelhada, as fêmeas são um pouco maiores que os machos e apresentam um espaçamento maior entre os olhos. Apresentam duas asas funcionais, com o outro par convertido em balanceiros (ou halteres) que estabilizam o voo.
Cada fêmea pode pôr cerca de 8 000 ovos brancos, com cerca de 1,2 mm de comprimento. Decorridas 24 horas após a postura, ocorre a eclosão das larvas, as quais se alimentam de restos orgânicos ricos em nutrientes. Apresentam uma coloração pálida e 3 a 9 mm de comprimento, fusiformes, com a boca terminal e sem patas. Quando a alimentação é suficiente, transformam-se em pupas com cerca de 8 mm de comprimento e coloração que varia de vermelho a castanho. Ao concluir a metamorfose, o adulto rompe um dos extremos da pupa com um corte circular, emerge e voa em busca de congéneres para acasalar e concluir o seu ciclo vital. Os adultos podem viver uma quinzena em estado selvagem, podendo atingir períodos de vida mais longos em laboratório.
O ciclo de vida completo de uma mosca no meio natural varia de 25 a 30 dias.
A espécie convive facilmente com os humanos, com tendência a agregar-se, ainda que sejam insetos pouco sociais. As moscas-domésticas podem ser portadoras de enfermidades infecto-contagiosas que podem transmitir ao alimentarem-se sobre alimentos humanos que contaminam.
Algumas das doenças susceptíveis de transporte vectorial por M. domestica são febres tifoides, cólera, salmoneloses, disenteria por bacilos, tuberculose e entre outras.
Algumas variedades podem ser imunes a inseticidas. Estes insetos são considerados uma das piores pragas domésticas, superando os mosquitos, formigas e baratas.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
|
|